Como funciona o reconhecimento de qualificações estrangeiras?
Há três tipos de reconhecimento:
Reconhecimento Automático: Reconhece genericamente um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses de licenciatura, mestrado e doutoramento ou de diploma de técnico superior profissional, que conste na lista de graus emanada pela comissão de reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros e que tenha sido conferido por uma instituição reconhecida ou acreditada pelas autoridades competentes do país de origem.
Reconhecimento de Nível: Permite reconhecer por comparabilidade, de forma individualizada, um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro como tendo um nível correspondente a um grau académico ou diploma de ensino superior português.
Reconhecimento Específico: Permite analisar, caso a caso, o nível, duração e conteúdo programático, numa determinada área de formação, ramo de conhecimento ou especialidade.
Para mais informação, podes consultar o portal da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), que é a entidade reguladora deste processo.