O que é a discriminação?
A discriminação é o ato de exclusão, restrição, limitação, omissão, inferiorização, separação, tratar diferenciadamente uma pessoa ou um grupo de pessoas baseadas em preconceitos de origem racial, social, religiosa, sexual, étnica e de género. A discriminação incide normalmente na retirada ou limitação de direitos de uma ou mais pessoas, que pode consistir em crime de ódio e, por conseguinte, ser aplicadas as punições judiciais previstas na lei que pode consultar aqui.
A discriminação é considerada crime em Portugal?
Sim, caso preencha os requisitos previstos do Código Penal, que pode consultar aqui, o crime de discriminação racial, religiosa ou sexual é punível. Os restantes casos, que não atendam aos requisitos estabelecidos, podem ser punidos como contraordenação, pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).
O que é a CICDR?
A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) funciona junto do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e tem como missão prevenir, proibir e sancionar práticas discriminatórias em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem. Qualquer pessoa que tenha sido discriminada ou que tenha conhecimento de uma situação de discriminação pode apresentar queixa à CICDR através de formulário eletrónico, por email cicdr@acm.gov.pt ou por telefone +351 218 106 100.