O que são os Gabinetes do CNAIM?
Os CNAIM são compostos por diferentes gabinetes, uns da responsabilidade de instituições públicas, outros da responsabilidade do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) criados para dar resposta de âmbito especializado.
Gabinete de Acolhimento e Triagem (GAT): fornece informações gerais, efetua um diagnóstico da situação e realiza a triagem de documentos.
Gabinete de Apoio à Inserção Profissional, Ensino Superior e Qualificação (GAIPESQ): facilitar o acesso à educação, à qualificação e ao mercado de trabalho.
Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM): estrutura e desenvolve uma ideia de negócio (contacto: gaem@acm.gov.pt)
Gabinete de Apoio Jurídico (GAJ): aconselha, encaminha e medeia na defesa dos direitos e na capacitação dos deveres.
Gabinete de Assuntos Sociais e Inclusão (GASI): apoio para situação socioeconómica mais vulnerável.
Gabinete de Apoio à Vítima (GAV): assegura o atendimento especializado a mulheres migrantes e/ou seus/suas descendentes que sejam vítimas de violência contra mulheres (funciona no CNAIM Lisboa, CNAIM Norte e no CNAIM Algarve).
O que é a Linha de Apoio a Migrantes (LAM)?
A Linha de Apoio a Migrantes (LAM) existe para dar uma resposta rápida às perguntas mais frequentes dos migrantes, fornecendo telefonicamente toda a informação disponível na área das migrações ou encaminhando as chamadas para os serviços competentes, sempre que o tema seja da competência de outra entidade.
A LAM está disponível em 14 idiomas/dialetos (português, inglês, francês, espanhol, russo, romeno, ucraniano, moldavo, árabe, crioulo CV, crioulo GB, fula, mandinga e wolof).”
Horário
2ª a 6ª feira
9h00 - 19h00
Contacto
+351 218 106 191 ou 808 257 257
O que é o Serviço de Tradução Telefónica (STT)?
Bolsa de 104 tradutores/as que dominam 68 idiomas diferentes, colocando em formato de conferência telefónica a entidade que solicitou o serviço, o/a cidadão/ã migrante ou refugiado/a e o/a tradutor/a, com o objetivo de ultrapassar a barreira da língua, uma das maiores dificuldades sentidas pelos/as imigrantes no seu processo de integração. O serviço prestado não tem custos para os utilizadores (sendo pago somente o valor da chamada telefónica).
Contacto
+351 218 106 191 e 808 257 257
O que é a App My CNAIM ?
Aplicação que facilita o acesso das pessoas migrantes e refugiadas a informações diversas. Disponível para os sistemas operativos IOS e Android, a app My CNAIM permite igualmente, através do sistema de georreferenciação, obter a localização de serviços como os Centros Nacionais e Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM e CLAIM, respetivamente), associações de imigrantes, gabinetes de inserção profissional, associações de pessoas refugiadas, entre outros.
Que organismos públicos existem nos CNAIM?
EM LISBOA
1. Conservatória dos Registos Centrais
2. Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
3. Espaço Cidadão
4. Segurança Social
5. Autoridade Tributária e Aduaneira
6. Ministério da Saúde
NO PORTO
1. Conservatória dos Registos Centrais
2. Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
3. Espaço Cidadão
4. Segurança Social
5. Ministério da Educação