Serviços de Saúde

O sistema de saúde no Fundão está representado desde a forma básica, os centros de saúde, até à forma mais complexa, o centro hospitalar, para atender os habitantes de todas as nacionalidades e resolver os seus problemas.

Equipamentos de saúde

O Fundão apresenta um complexo hospitalar que está representado fisicamente na Covilhã e no Fundão chamado Centro Hospitalar Cova da Beira. Esta é a unidade superior do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no território, preparada para casos mais graves de urgência, para acompanhamentos crónicos mais complexos e para intervenções cirúrgicas. Por outro lado, o centro de saúde é a unidade básica do SNS, que presta um primeiro atendimento ao/à cidadão/ã e está distribuído pelas freguesias do concelho do Fundão. Para localizar os equipamentos de saúde clique aqui.

Quais os seus direitos e deveres se precisar de atendimento médico?

Se estiver doente e precisar de cuidados de saúde, o/a cidadão/ã tem direito a ser assistido num centro de saúde ou hospital, em caso de urgência, do Serviço Nacional de Saúde. Se não tiver autorização de residência, pode ter acesso aos serviços de saúde da sua área com um atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia. Crianças e adolescentes em situação irregular têm acesso à saúde com os mesmos direitos atribuídos a outros/as em situação regular.

O que fazer em casa de urgência médica?

Casos urgentes como traumatismos graves, intoxicações, queimaduras, crises cardíacas ou respiratórias devem ser encaminhados para um hospital. Em situações de emergência pode-se alertar os serviços competentes ligando para o número 112 que viabiliza, inclusive, o transporte do/a doente. O 112 tem atendimento disponível em várias línguas.

Existe alguma linha informativa para tirar dúvidas sobre saúde?

Pode contactar a Linha Saúde 24: 808 24 24 24.

E se houver recusa na prestação de cuidados de saúde?

Pode contactar e fazer a sua reclamação através do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) assim como da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que são as entidades que gerem as reclamações nestas situações.

O que é a taxa moderadora?

Uma taxa que deve ser paga por cada atendimento de cuidados de saúde. Nos casos de estadia temporária, se o país de origem do migrante tiver acordo de saúde com Portugal, aplicam-se as mesmas condições de acesso à saúde e taxas moderadoras que se aplicam ao/à cidadão/ã nacional. Porém, se o país de origem não tiver acordo de saúde com Portugal, será cobrado o valor total dos cuidados de saúde prestados. No entanto, não há cobranças para casos específicos, como saúde materno-infantil, saúde reprodutiva, vacinação e cuidados com crianças e adolescentes. Para mais informação, clique aqui.

E se quiser constituir família, há acompanhamento?

Sim, desde o planeamento, passando pela gravidez, até aos cuidados de saúde infantil. Para mais informação, clique aqui.

Equipamentos de desporto

O Fundão tem uma variedade de eventos e de estruturas onde se fomenta e se pratica a atividade desportiva. Para mais informação, clique aqui

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

SERVIÇOS MIGRAÇÕES

SERVIÇOS SAÚDE

Voltar à Homepage