Projetos do Centro Para as Migrações do Fundão

O Centro Para as Migrações do Fundão (CPMF), situado no Antigo Seminário do Fundão, desenvolve diversos projetos com a comunidade migrante.

CASA F - Acolhimento para Refugiados (PT/2019/FAMI/461)

O plano Casa F, com gestão assegurada pela equipa técnica do Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural (GID) a desenvolver a atividade no Centro para as Migrações do Fundão, tem como objetivo o acolhimento, integração e autonomização de refugiados, assegurando necessidades básicas tais como o alojamento, a alimentação adequada, o apoio de saúde, a educação e formação profissional, a aprendizagem da língua e cultura portuguesas e a ajuda na integração laboral dos adultos.

Assim, a atividade deste plano procura potenciar a integração, através do acompanhamento técnico, o apoio jurídico, saúde (medicação, consultas de especialidade não abrangidas pelos SNS ou urgentes), formação profissional, serviços de tradução e interpretação e, ponto fulcral, a manutenção do equipamento do edifício do Centro para as Migrações do Fundão (que é o local de acolhimento) para proporcionar maior dignidade neste acolhimento.

Casa F 2 - Acolhimento para Refugiados (FAMI2030-FAMI-00399000)

Fundão Terra de Acolhimento

O projeto Casa F 2 - Acolhimento para Refugiados surge como renovação do projeto acima descrito. Utilizando a mesma metodologia de operação, este projeto procura garantir a continuação do processo de acolhimento, integração e autonomização de beneficiários e requerentes de proteção internacional.

O projeto Casa F 2 é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, Migração e Integração e a ficha de operação pode ser consultado ao lado.

MixIN 2 - Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PT/2020/FAMI/604)

O Plano MIXin2, à semelhança do seu antecessor, é colocado em prática no Centro para as Migrações do Fundão, com gestão e dinamização a cargo da equipa técnica do GID – Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural da Câmara Municipal do Fundão - e tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de acolhimento, integração e autonomização dirigidas à comunidade local e à comunidade migrante (novos locais) a fim de promover uma gestão consciente e coordenada da diversidade cultural que incentive a integração dos migrantes, o diálogo intercultural, a cooperação e a solidariedade.

Para consultar o plano integral e detalhado do MIXin2, clique aqui.

Atração e Integração de NPT no Fundão (FAMI)

Divulgação e comunicação nos países de origem de NPT, promovendo as migrações regulares, ao nível do conhecimento e facilitação dos processos de mobilidade, acolhimento, capacitação e integração no mercado de trabalho e na comunidade fundanense

Fundão ACOLHE - Centro de capacitação para NPT’s do Fundão (FAMI)

Atração de novos residentes para territórios de baixa densidade populacional, pelo reforço da oferta de mão de obra qualificada essencial para o tecido empresarial de toda uma região.

PECI - Plano Estratégico para a Coesão e Integração

Elaboração de um Plano Estratégico para as Migrações ao abrigo do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Municipal

MEET - Troca de experiências sobre mentoria de migrantes (EPIM)

Gravação de um CD de hip hop entre o acolhido Fidelis Egga Usman e o artista local Filipe Nuno Santareno

Fundão MEDEIA - Mediadores Municipais Interculturais (POISE)

Desenvolvimento de atividades a nível local que impulsionem a melhoria da qualidade de vida das comunidades migrante e cigana e a convivência na comunidade em geral

ON WHEELS - Centro para as Migrações (PT/2021/FAMI/752)

O “Centro para as Migrações On Wheels” resulta da candidatura do Município do Fundão ao financiamento do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI). Este serviço percorre as freguesias do concelho, aproximando da população migrante os serviços essenciais no processo de integração. Complementarmente, o projeto conta com uma equipa de três mediadores que potenciam e articulam a relação entre o serviço e a comunidade migrante garantido uma resposta eficaz e apropriada. Garantir apoio de proximidade a migrantes espalhados no concelho nas áreas burocráticas, alojamento, a Educação, a Formação e Emprego, a Saúde e promovendo uma Cidadania Inclusiva e Participativa e estabelecer elos de ligação entre as comunidades migrantes e os serviços municipais com o apoio de proximidade e trabalho de Mediadores.

Rede Piloto Integrar Valoriza

Resolução do Conselho de Ministros nº 91/2021

CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (PT/2021/FAMI/752)

Este projeto tem como objetivo auxiliar a gestão do CLAIM.

O CLAIM visa ajudar a responder a dúvidas dos migrantes relativas ao processo de acolhimento e integração recorrendo a informação relevante que beneficia da colaboração com o Sistema Nacional de Informação ao Imigrante. O atendimento é feito por um técnico disponibilizando-se aos migrantes folhetos de informação onde estão resumidos os pontos chaves, com maior relevância, como a Lei da Imigração, Lei da Nacionalidade Portuguesa, Reagrupamento Familiar, Retorno Voluntário, Acesso à Saúde, Educação, entre outros. O atendimento ao público funciona no edifício do antigo Casino Fundanense, na Praça do Município.

MigrAÇÃO (PT/2022/FAMI/942)

O Projeto MigrAÇÃO, dá continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da participação ativa da comunidade, quanto ao acolhimento e integração de migrantes nacionais de países terceiros (NPTs), assegurando uma integração multinível dos atuais e novos NPTs, que chegam ao Fundão.

Fundão Terra do Acolhimento - Ucrânia e Afeganistão (PT/2022/FAMI/846)

O plano “Fundão, Terra do Acolhimento – Ucrânia e Afeganistão” tem um funcionamento igual ao do plano Casa F (descrito acima) distinguindo-se por ser dirigido exclusivamente a requerentes de proteção internacional oriundos do Afeganistão e da Ucrânia.

Voltar à Homepage