Notícias
Pacto Global para as Migrações
O Município do Fundão apresentou no Fórum Global para os Refugiados, em Genebra, a proposta de criação de um Pacto Local para as Migrações.
De acordo com Paulo Fernandes, presidente do Município do Fundão, esta iniciativa visa criar uma resposta consertada e integrada aos fluxos migratórios na Europa: “A resposta ao problema das migrações é um dos desafios da política europeia dos próximos anos. Mas nunca haverá uma resposta eficaz se não trabalharmos os vários problemas e desafios em escalas diferentes. A escala da ação concreta da integração e da coesão social só é possível ser dada a nível local. É aqui, juntamente com as diversas instituições, com associações, com as empresas, mas sobretudo com os cidadãos e a comunidades que podemos encontrar a melhor forma de enquadrar e receber os fluxos migratórios que não vão parar nos próximos anos.”
Para o autarca do Fundão não faz grande sentido a clivagem em blocos ou em discursos pró-imigração e anti-imigração “é um pouco como discutir se a terra é redonda ou achatada. As migrações para a Europa são inevitáveis e necessárias e as respostas multilaterais terão de ter tradução local, nas nossas cidades, vilas e aldeias, nos nossos bairros, nas nossas escolas e sistemas de saúde. É por isso que é preciso um instrumento que permita às autoridades locais terem respostas capacitadas para acolhimento de imigrantes. Daí a nossa proposta para a criação de um Pacto local para as Migrações.”