Fundão Terra de Acolhimento

Fundão: Aprender Português para Integrar.


“Estão prontos?”, pergunta Joana Diniz, a professora que conduz uma das turmas de  estrangeiros que estão a aprender Português, (Português Língua de Acolhimento) em horário pós-laboral, duas vezes por semana, no Agrupamento de Escolas do Fundão, por iniciativa do Centro Qualifica. São 19 e 30 e a aula vai começar. Na sala, há meia dúzia de formandos. Querem aprender Português porque sabem que a língua é um importante fator de integração.

A maioria já consegue exprimir-se em Português, sem dificuldades de maior e recorrendo cada vez menos ao Inglês, que todos falam, melhor ou pior. É o grupo mais avançado dos 120 estrangeiros que estão a aprender Português no Fundão. A turma é constituída por adultos de diferentes nacionalidades, o que segundo a professora, engrandece o desafio profissional. 

São diferentes mundos dentro de uma sala de aula onde argelinos, sul-africanos, holandeses, alemães, indianos ou afegãos estão a aprender a língua de Camões. A maioria veio para o nosso país para trabalhar.  São engenheiros informáticos e trabalhadores agrícolas, mas há também quem tenha deixado verdadeiras metrópoles noutros pontos da Europa à procura de mais silêncio e do famoso sol português.



Fundão Terra de Acolhimento

Fundão é uma das Capitais Europeias para a Inclusão e Diversidade

Fundão Terra de Acolhimento

O antigo monge budista que encontrou a paz no Fundão

Fundão Terra de Acolhimento

Visita do Presidente do Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo ao Município do Fundão

Voltar à Homepage