Fundão Terra de Acolhimento

Fundão: Aprender Português para Integrar.


“Estão prontos?”, pergunta Joana Diniz, a professora que conduz uma das turmas de  estrangeiros que estão a aprender Português, (Português Língua de Acolhimento) em horário pós-laboral, duas vezes por semana, no Agrupamento de Escolas do Fundão, por iniciativa do Centro Qualifica. São 19 e 30 e a aula vai começar. Na sala, há meia dúzia de formandos. Querem aprender Português porque sabem que a língua é um importante fator de integração.

A maioria já consegue exprimir-se em Português, sem dificuldades de maior e recorrendo cada vez menos ao Inglês, que todos falam, melhor ou pior. É o grupo mais avançado dos 120 estrangeiros que estão a aprender Português no Fundão. A turma é constituída por adultos de diferentes nacionalidades, o que segundo a professora, engrandece o desafio profissional. 

São diferentes mundos dentro de uma sala de aula onde argelinos, sul-africanos, holandeses, alemães, indianos ou afegãos estão a aprender a língua de Camões. A maioria veio para o nosso país para trabalhar.  São engenheiros informáticos e trabalhadores agrícolas, mas há também quem tenha deixado verdadeiras metrópoles noutros pontos da Europa à procura de mais silêncio e do famoso sol português.



Fundão Terra de Acolhimento

Centro para as Migrações do Fundão vai ter mais 24 quartos

Fundão Terra de Acolhimento

Pacto Global para as Migrações

Fundão Terra de Acolhimento

3ª edição do Lanche Multicultural

Voltar à Homepage