Fundão Terra de Acolhimento

Centro para as migrações: Um calendário com olhos no futuro


O Centro para as Migrações do Fundão instalado no antigo seminário é um lugar de chegada, um porto de abrigo para as centenas de estrangeiros que chegam ao concelho, mas é também um ponto de partida. Um ponto de partida para a integração, para o multiculturalismo, para a construção de um futuro que seja a soma de todas as identidades, a soma de todas as culturas, a soma de todas as esperanças num futuro construído de mãos juntas. Um ano cheio de atividades é apenas uma folha no calendário, o dia seguinte é sempre mais importante do que o dia que passou.

 

Janeiro

 

Celebração do Natal ortodoxo - Celebração do Natal Ortodoxo com canções, teatro e entrega de presentes às crianças. Esta iniciativa foi direcionada para a comunidade ucraniana. Em parceria com a SONAE foram oferecidos presentes às crianças ucranianas.

Festival Harvest, Lohri and Makar Sankranti - Festa tradicional da comunidade Hindu e que marca a transição do Sol do Zodíaco Sagitário para o Capricórnio. Para esta celebração houve dança, música e gastronomia tradicional indiana.

Desporto para todos - No âmbito do projeto “Desporto para Todos”, a secção de atletismo do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas promoveu uma atividade ligada à prática de desportos do atletismo, no Centro para as Migrações do Fundão.

 

Fevereiro

 

Carnaval nas escolas - Participação de crianças migrantes residentes no Centro para as Migrações do Fundão ou que se encontrem em habitação independente no Fundão, no desfile de Carnaval das escolas, jardins de infância e IPSS.

Celebração da gastronomia ucraniana – A Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Aldeia de Joanes (ADCRAJ) convidou a comunidade local e, em particular, a comunidade ucraniana, para uma refeição em que foi servida uma sopa Borsch, acompanhada pelo pão tradicional de Aldeia de Joanes.

Sessão informativa sobre o sistema de Segurança Social Português -Esta atividade pretendeu introduzir alguns conceitos associados ao sistema de segurança social português. Ainda foram abordados os serviços e questões tratados por esta entidade, focando as funcionalidades do site da segurança social online e como a população migrante as pode utilizar. Esta atividade contou com a colaboração da Segurança Social do Fundão.

 

Março

 

Género e mitos - Celebração do Dia Internacional da Mulher a 8 de março que contou com círculos de reflexão sobre a equidade e um open mic com o tema “equidade” (contou com a colaboração do projeto Matriz E8G)

Festival Holi - Celebração do Festival Holi, tradicionalmente realizado em países como a Índia e o Nepal com o intuito de assinalar a chegada da primavera.

Sessão informativa sobre IRS e recibos verdes - Sessão de esclarecimento para os nacionais de países terceiros relativamente a dois instrumentos do sistema tributário e laboral português: o IRS e os recibos verdes.

Criação do Clube de Cricket no AEF - A criação deste grupo surge em grande medida para responder ao aumento de crianças migrantes a estudar no Agrupamento de Escolas do Fundão que apreciam este desporto.

Sessão informativa sobre o sistema nacional de saúde- Sessão de esclarecimento sobre o funcionamento do sistema nacional de saúde, e o acesso à saúde por parte de cidadãos estrangeiros.

I Feira de Emprego e Formação do Fundão, WorkForAll -Presença de mediadoras que permitiram o diálogo entre migrantes que não dominam a língua portuguesa ou inglesa e as entidades empregadoras presentes.

 

Abril

 

Abril – Liberdade e Fé” - Este evento convidou todos a refletir sobre aqueles a quem temos chamado de “outros”. Neste sentido durante este mês foram celebradas as seguintes festividades:Páscoa Católica (6 a 9 de abril);Festival Vaikishi (15 de abril);Eid al-Fitr (22 de abril); Páscoa Ortodoxa (29 de abril).

Sessões de esclarecimento sobre a contratação de trabalhadores para a agricultura: Sessão de sensibilização dirigida aos produtores agrícolas relativa à questão da Contratação de Trabalhadores para a Agricultura, nomeadamente o trabalho temporário de curta duração.

 

Maio

 

Dia radical e multicultural - Esta atividade consistiu num dia em que os membros das comunidades migrantes tiveram a oportunidade de experimentar alguns desportos radicas – nomeadamente, escalada e slide, tirolesa, air bungee e paintball. Contou com a colaboração da Associação de Montanhismo do Fundão, Gardunha Viva.

Dia de África: Celebração do Dia de África (assinalado a 25 de maio), com música africana, um desfile de moda africana, dança africana e um buffet africano.

 

Junho

 

Exposição de pintura de Polina Krykunova - Esta atividade consistiu numa exposição de pintura de Polina Krykunova, uma criança ucraniana refugiada a residir no Centro para as Migrações do Fundão, no Museu Municipal de Penamacor.

 

Julho

 

Eid al-Adha  - Celebração do Eid al-Adha, uma das duas principais celebrações da religião islâmica (a par do Eid al-Fitr) no Parque Verde do Fundão.

Ciclo de cinema multicultural - Organização de um ciclo de cinema multicultural “uma janela para o mundo” com a colaboração do Cineclube da Gardunha.

 

Agosto

 

Dia do Vizinho - Esta atividade, inserida no Festival da Cale & SangriAgosto 2023, consistiu num convívio onde as comunidades migrantes tiveram oportunidade de partilhar um pouco das suas culturas.

Oficina de Macramé - Esta atividade consistiu na organização de uma oficina de macramé aberta a toda a comunidade e lecionada por uma requerente de proteção internacional temporária ucraniana.

 

Setembro

 

Dia Internacional da Paz - Os alunos pertencentes ao projeto “Bem-vindos à escola” do Agrupamento de Escolas do Fundão, assinalaram o Dia Internacional da Paz gravando um vídeo com algumas dicas para que a paz e harmonia seja uma realidade diária.

 

Outubro

 

2ª Feira de inovação agrícola do Fundão (atividades multiculturais) - No contexto da 2ª Feira de inovação agrícola do Fundão, um conjunto de atividades foram organizadas com o objetivo de integrar e mostrar traços das culturas das comunidades

Torneio de Cricket na Freguesia do Ferro - Realizou-se na freguesia do Ferro, município da Covilhã um torneio de cricket que contou com a participação de equipas compostas maioritariamente por cidadãos migrantes a residir nos concelhos da Covilhã, Fundão e Castelo Branco

Festival Navratri - Celebração do festival Navratri, uma das principais festividades hindu que é dedicado à devoção à divindade Durga.

Dia Mundial para a Igualdade - Evento onde foram discutidos fenómenos como o racismo, o preconceito e a xenofobia.

 

Novembro

 

Diwali (Festival das Luzes) - Celebração do Diwali, Festival das Luzes, tradicional da religião hindu. Durante esta atividade realizaram-se alguns rituais típicos desta festividade e da cultura hindu em geral como produções artísticas com areia Rangoli e luzes, números de dança e gastronomia tradicional.

Vigília pela Paz - Com o objetivo de demonstrar apoio para com todos os que sofrem com a atual situação que se verifica em Israel e na Palestina.

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres: No contexto da celebração do dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, o Município do Fundão promoveu um conjunto de ações para sensibilizar a comunidade (particularmente a comunidade escolar) para este fenómeno.

3º Torneio Distrital de Cricket - Realizou-se em o 3º torneio distrital de cricket que contou com a participação de equipas compostas por cidadãos migrantes a residir nos concelhos do Fundão, Covilhã e Castelo Branco.

 

Dezembro

 

Evento inter-religioso “Acolher o Outro – nos textos sagrados e nas práticas” - Este evento teve lugar no Casino Fundanense e teve como objetivo aprofundar o diálogo inter-religioso dentro da sociedade.



Fundão Terra de Acolhimento

Juntos pela Paz: Encontro de Infância Educação Pré-Escolar – Rede Pública

Fundão Terra de Acolhimento

O antigo monge budista que encontrou a paz no Fundão

Fundão Terra de Acolhimento

Fundão, um exemplo paradigmático.

Voltar à Homepage