Fundão Terra de Acolhimento

Porquê Fundão? Zeff Ryder, Escritor, Poeta, Sul-Africano. Ele explica.


Eu sou Zeff Ryder. Escritor. Poeta. Niilista romântico (e músico ocasional). Esta é uma auto-introdução e a minha primeira reflexão neste jornal. Estou deliciado em escrever aqui nesta seção para o “Seminário”. Estas são pessoas que fazem um magnífico trabalho com a comunidade migrante.

Mudei-me para cá em janeiro de 2022 com a minha mulher Suzi e a nossa filha Raven. Podemos não parecer, mas somos uma família muito multicultural. Eu tenho um passaporte sul-africano, Suzi um britânico e Raven tem agora um passaporte irlandês. Recebemos olhares estranhos nos aeroportos…

Viemos do poderoso verde da Irlanda. No final do ano passado parecia que a Irlanda nos seguiu até aqui (chuva). Até as ervas se multiplicaram nas nossas terras perto do Telhado, onde vivemos. Mas, é muito melhor do que uma seca prolongada, certo?

Muitas vezes, quando encontramos um fundanense nascido na cidade, ele olha para nós como se fôssemos um pouco malucos. “Arrumaste tudo para te mudares para o Fundão? Porquê?" Eu respondo; "Porque não!"

Qual é o significado de estar aqui? Encontramos esse significado? Suzi e eu somos pessoas criativas, tocamos música, escrevemos. O Fundão é uma cidade cheia de cultura. 

Não passa uma semana, inverno ou verão, sem atividades culturais, atividades literárias, cinema, teatro, festivais. E muito mais. E não só na cidade, mas também nas aldeias. Porquê o Fundão?

O abraço caloroso que nossa filha Raven recebeu aqui é realmente lindo. Desde o primeiro dia foi acolhida e tratada com amor no Jardim de Infância da Escola Básica do Telhado. Isso fez com que a sua personalidade e o seu português florescessem imediatamente. O futuro dela é brilhante.

Quanto a nós, participamos em muitas atividades culturais e também organizámos o nosso próprio open mic, “Fala a tua Alma” na Rua da Cale, juntamente com a fundanense, Marta Amaro (dona da loja de arte amARTE naquela rua, juntamente com seu pai Silva Amaro) e com a ajuda de outros aqui nascidos e novos locais (Emma, Filipa, João, Julianna, Khato). Também temos aspirações de eventualmente abrir aqui uma livraria e ponto de encontro cultural.

Então, porquê Fundão? Nesta região de grande beleza natural, rodeada de serras, podemos ouvir e sentir, como o escritor Manuel da Silva Ramos, o grito de liberdade. As montanhas despertam dentro de nós o grito de liberdade. Os últimos dois anos no mundo trouxeram a Saudade de forma amplificada, mas aqui encontramos comunidade e esperança, como a magia que nos trouxe até aqui. Podemos enviar nossos feitiços para se juntarem a esta magia, entrelaçando-nos na história deste lugar que enriquece a alma.

E é por isso. Há um futuro aqui para nós.

Porquê o Fundão?

Este é o porquê. Estamos aqui para crescer com comunidade e cultura.

A todos aqui, eu digo obrigado. Obrigado.

E amor. Sempre amor.



Fundão Terra de Acolhimento

O antigo monge budista que encontrou a paz no Fundão

Fundão Terra de Acolhimento

Centro para as Migrações do Fundão vai ter mais 24 quartos

Fundão Terra de Acolhimento

Uma casa para as diferentes religiões

Voltar à Homepage